Pesquisa personalizada

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ferrari cria mais um carro exclusivo


Quem é apaixonado pela Ferrari, seja rico ou desprovido de dinheiro, provavelmente já ouviu falar do “Ferrari Special Program”, um programa da própria casa de Maranello que cria bólidos exclusivos para clientes exclusivos, se é que se pode chamar um modelo da marca de um automóvel comum.

Os últimos trabalhos feitos por esse programa foram o SP1 de 2008 baseado na F430 e o P540 Superfast Aperta criado em 2009 a partir de uma 599 GTB Fiorano.

Agora, o próximo capricho feito pela divisão especial da Ferrari e que deverá ser lançado em breve é o SP12 EPC, modelo que foi flagrado e publicado no perfil do Facebook do fotografo L. Gilbertson.

Calma, explicaremos o que significa essa sopa de letras. O SP vem de “Special Program”, e essa equipe trabalhou bem, pois o carro, baseado na 458 Italia, teve como fonte de inspiração a 512 BB (Berlinetta Boxer), fabricada entre 1973 e 1984.

Apesar da parte externa ter um toque nostálgico, o interior é o mesmo visto no superesportivo original. O número 12 bem que poderia ser justificado pela presença de um motor V12, mas é apenas uma homenagem ao bloco do 512 BB, já que na traseira o do SP12 deverá ter a sua disposição o mesmo propulsor 4.5 V8 da 458 Italia.

E quem foi o felizardo que encomendou essa “macchina”? Se a está pergunta passou pela sua cabeça, saiba que o EPC do nome desse bólido significa Erick Patrick Clapton, guitarrista britânico que é apaixonado pela Ferrari e que, inclusive, tem uma pequena coleçãozinha que inclui modelos famosos da montadora, como F512 BB, F512M, Enzo e F50.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 20 de março de 2012

Ferrari F70 deve surgir ainda em 2012


Nesta terça-feira (13), o site internacional Autoweek trouxe uma notícia capaz de dar um frio na barriga em qualquer fã da Ferrari. Segundo o portal, o presidente da marca italiana, Luca di Montezemolo, apresentará a substituta da Enzo para um seleto grupo de pessoas ainda em 2012. As especulações dizem ainda que o carro será mais potente do que a nova F12berlinetta, que tem 740 cv.

A fonte informou que as conversas com o chefão da Ferrari aconteceram durante o Salão de Genebra. No evento ele disse que não só o preço irá surpreender, mas o próprio carro.

Ao que tudo indica, o novo carro deve ser apresentado durante o próximo Salão de Detroit, em janeiro de 2013, ou em Genebra, no próximo mês de março. Como a Ferrari Enzo já era uma versão limitada – 399 carros foram produzidos –, seu substituto ganhará outro nome. Conforme divulgado anteriormente, há grandes chances do novo superesportivo italiano chamar-se F70, porém ainda não há pistas de quantos modelos serão produzidos.
Fonte:  iGCarros

segunda-feira, 19 de março de 2012

Ferrari atualiza California em Genebra


Enquanto os holofotes do Salão de Genebra apontavam para a novíssima F12berlinetta e seus 720 cavalos de potência, do outro lado do estande da Ferrari estava a nova California. O carro mais barato da marca de Marinello ficou 30 kg mais leve com o novo chassi, que recebeu partes feitas de alumínio. O motor 4.3 V8 também foi modificado com um novo mapeamento eletrônico e um coletor de escape melhorado, somando 30 cv a mais em relação à versão anterior. Assim, os 490 cv e 51,5 kgfm de torque são responsáveis por levar a California a 100 km/h em 3,8 segundos.


Para melhorar ainda mais o desempenho, a Ferrari incluiu alguns pacotes especiais para as partes mecânicas de seu carro de entrada. Segundo ela, o sistema Magnetorheological de controle dos amortecedores oferece uma boa evolução nas respostas do esportivo, que ficaram 50% mais rápidas. Mas é preciso pagar para tê-los.

A lista de cores para a California também foi estendida, incluindo uma série especial de cores clássicas da fabricante. A marca ainda disponibilizou novos acabamentos em dois tons para o habitáculo, que também passou a contar com detalhes exclusivos na atual linha do esportivo. Vai uma?
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ferrari lança configurador para o superesportivo F12berlinetta


Você sendo ou não um apaixonado por carros, provavelmente uma notícia sobre certa Ferrari mais rápida da história chegou até você. A nova F12berlinetta (ainda está difícil engolir este nome) foi apresentada na última quarta-feira (29) com um motor 6.3 V12 de 740 cv e 70,3 kgfm de torque. Um verdadeiro absurdo que faz jus ao título dado pela própria fabricante.

Como o carro ainda não foi lançado, não há informações sobre a vinda dele para o Brasil. Porém, caso você queira montar sua F12berlinetta dos sonhos, a Ferrari lançou um site com um sistema de configuração.

É possível trocar a cor da carroceria – que contém partes projetadas em alumínio –, das pinças dos freios e montar o interior da Ferrari “ao gosto do freguês”. Além disso, existem três opções de rodas para incrementar a F12berlinetta.

Para finalizar, a fabricante italiana preparou uma série de informações sobre o novo carro no mesmo site usado para customizar a máquina. Lá existe uma galeria de fotos, vídeos e sons da Ferrari mais rápida de todos os tempos. A substituta da 599 GTB Fiorano será exposta no Salão de Genebra, na Suíça, neste mês.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 14 de março de 2012

As antecessoras da Ferrari F12berlinetta


O esportivo do tipo Gran Turismo ocupa uma posição intermediária na linha da Ferrari, acima da 458 Italia e abaixo da FF. Conhecidos por terem motor dianteiro e tração traseira, o GT é um carro com maior apelo entre o público norte-americano. Na Europa, os bólidos com motor central, que os aproxima da imagem do automobilismo, costumam ter maior apelo que seus irmãos maiores.


A F12berlinetta terá a missão de suceder outros três modelos que desde 1996 colocaram a Ferrari em destaque nesse segmento. São eles a 550 Maranello, a 575M, evolução da primeira, e a 599 GTB Fiorano. Mas antes disso, a marca italiana já se aventurou pelo terreno dos GT com modelos como a 365 Daytona, de 1973.


Ferrari 550 Maranello

Lançada em 1996, a 550 Maranello significou a volta da marca ao segmento de Gran Turismo e com novidades técnica já que era equipada com um motor DOHC central-dianteiro V12 de 5.5 litros que gerava 485 cv.

O modelo possuía cambio manual de seis marchas e teve sua produção encerrada em 2001, quando foi substituída pela 575M.

Ferrari 575M

Considerada um “upgrade” da 550 Maranello, a 575 M (de "modificata" em italiano) possuía o mesmo motor V12 de seu antecessor, mas o bloco foi aprimorado e passava a gerar 515 cv a 7.250 rpm e era capaz de fazer esse Gran Turismo ir da imobilidade a 100 km/h em 4,2 segundos.

Um ano antes de sair de linha, a Ferrari lançou uma versão especial para o modelo batizada de Superamerica. O modelo possuía teto rígido retrátil e o GTC Handling Package, um pacote de melhorias que incluía itens como freios de carbono/cerâmica com tecnologia da Formula 1 desenvolvidos pela Brembo, suspensão e escapamento modificados e rodas exclusivas aro 19".

Ferrari 599 GTB Fiorano

Até então conhecida como o carro de rua mais veloz já produzido pela Ferrari, a 599 GTB Fiorano, só perdia para a Enzo, que não é mais produzida.

A 599 – ainda em produção – possui motor V12 6.0 litros que desenvolve 620 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,7 segundos e a máxima é de 328 km/h.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 13 de março de 2012

F12berlinetta, a Ferrari mais veloz do mundo


É com a frase “a Ferrari mais veloz já construída” que a casa de Maranello apresentou nesta quarta-feira (29) a F12berlinetta, a substituta da 599 GTB Fiorano. Segundo a marca, o novo esportivo "GT" é o primeiro de uma nova geração de carros com motores de 12 cilindros que ela lançará no mercado.


O design, criado pelo Centro de Estilo da Ferrari em conjunto com a Pininfarina, segue a mesma receita adotada nos seus mais recentes modelos, como o California e o FF, misturando esportividade com linhas fluidas que, no conjunto geral, deixam o carro visualmente agradável.


Como é de se esperar em qualquer modelo da marca italiana, o interior demonstra bom gosto, acabamento impecável e a maioria dos comandos voltada para o “piloto”. Curiosidade à parte, o modelo conta com uma solução criativa, um display digital que fica acima do porta-luvas, onde o passageiro pode acompanhar a velocidade, a rotação do motor e a número da marcha engatada.

De acordo com a fabricante, a F12berlinetta teve sua distância entreeixos encurtada em relação a 599 GTB Fiorano, o que contribuiu para fazer desse novo GT um carro com centro de gravidade mais baixo que o seu antecessor, além de deixar a traseira mais curta.

O chassi do carro é totalmente novo e utiliza 12 diferentes tipos de ligas, que aumentaram a rigidez estrutural em 20%. O peso do novo superesportivo da Ferrari é de 1.525 kg – 70 kg a menos que o 599 GTB – com 46% sobre a parte anterior e 54% na parte posterior.

Debaixo da carroceria está a grande aposta da Ferrari, o novo motor V12 de 6.262 cm³ que desenvolve exatos 740 cavalos de potência e despeja 70,36 kgfm sobre as rodas, 80% dele já disponível a partir de 2.500 rpm. São 120 cv e 8 quilos a mais de torque que a 599 Fiorano.

Tudo isso para baixar os já impressionantes tempos da sua antecessora. Se você ainda não achou incrível, então acredite, ele faz de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e de 0 a 200 km/h em 8,5 segundos. Só como referência, a versão esportiva do Fiat Punto, T-Jet, leva esse mesmo tempo para chegar a apenas 100 km/h.

Acoplado a esse motor está uma transmissão de dupla embreagem vinda dos bólidos da Fórmula 1, que segundo a Ferrari tem relações mais estreitas e que foi desenvolvido especificamente para aprimorar o desempenho da F12berlinetta. De acordo com dados técnicos, o consumo misto fica na casa de 6,6 km/l e o modelo libera 350 gramas de carbono na atmosfera a cada quilometro percorrido.

A Ferrari F12berlinetta será uma das grandes estrelas da marca e do Salão de Genebra, que abre as portas no dia 08 de março.

Nomes trocados

Até um dia antes do seu lançamento, o novo GT da Ferrari chegou a ser chamado de F620 GT, designação cuja origem é desconhecida, talvez mesmo um despite da própria marca para manter o impacto da novidade.

Aliás, história semelhante ocorreu exatos dez anos atrás, quando a casa de Maranello estava preparando o modelo Enzo. Na época, o supercarro era conhecido como F60 pela mídia especializada, pois seu antecessor chamava-se F50 e, antes desse, F40. Contrariando a lógica, a fabricante de esportivo preferiu homenagear seu fundador, Enzo Anselmo Ferrari.

Dados técnicos

Motor e consumo

Cilindrada 6262 cc
Número de cilindros 12 em V
Potência 740 cv a 8.500 rpm
Torque 70,36 kgfm a 6.000 rpm
Velocidade Mais de 340 km/h
0-100 km/h 3,1 segundos
0-200 km/h 8,4 segundos
Consumo 6,6 km/l
Emissão de CO2 350 g/km


Dimensões e peso

Comprimento 4,6 metros
Altura 1,2 metro
Largura 1,9 metro
Peso 1.525 kg
Distribuição do peso 54% na traseira e 46% na dianteira
Relação peso x potência 2,1 kg/cv
Fonte: iGCarros

quinta-feira, 8 de março de 2012

Suposta Ferrari 620 GT surge na internet


A Ferrari já prometeu que irá mostrar seu novo esportivo na próxima sexta-feira, dia 29 de fevereiro. Porém, o que a marca não esperava é que o site GTSpirit iria conseguir uma suposta foto da 620 GT antes da hora. Ainda não sabemos se as imagens são verdadeiras e, como as informações que surgem na internet sempre merecem uma segunda opinião, é melhor aguardar até o lançamento.

Esperada para o Salão de Genebra, na Suíça, esta será a Ferrari mais potente dos últimos tempos. Segundo especulações, ela terá um motor 6.3 V12 capaz de desenvolver 740 cv e 95,4 kgfm de torque.

A nova Ferrari 620 GT terá o duro trabalho de substituir a top de linha 599 GTB, modelo que contava com um motor V12 de 600 cv. Nesta última quinta-feira (23) o piloto brasileiro Felipe Massa apareceu em um vídeo oficial da Ferrari, dirigindo o novo carro misterioso. Esperamos mais informações reais de Maranello na próxima semana.
Fonte: iGCarros

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nova Ferrari 620 GT começa a aparecer


Anote em sua agenda: dia 29 de fevereiro, na próxima quarta-feira, a Ferrari mostrará ao mundo o novo modelo 620 GT, criado para substituir a série 599. O superesportivo inédito será o maior destaque do Salão de Genebra, na Suíça, que recebe o público em março, e também o carro mais potente já feito pela tradicional fabricante italiana.

Enquanto a novidade não aparece em definitivo, a marca aquece os ânimos de seus fãs com um breve vídeo mostrando o veículo disfarçado sendo testado no circuito de Maranello, a pista na fábrica da Ferrari, com Felipe Massa ao volante.

No vídeo, a montadora afirma que o 620 GT iniciará uma “nova era entre os superesportivos com motor V12”, mas ainda não revela detalhes sobre a maquina, que deve chegar com mais de 700 cv. Uma possibilidade pode ser a introdução de soluções híbridas para redução de consumo, como as propostas no conceito 599 HY-KERS.
Fonte: iGCarros

terça-feira, 6 de março de 2012

Ferrari realiza mudanças na California


Apesar de todas as suas qualidades, o modelo California não é um dos mais queridos da Ferrari, talvez por não esbanjar glamour e ter um desempenho “apenas” bom – e não ótimo, como os outros carrões produzidos pela marca. Por isso, a companhia de Maranello resolveu realizar uma pequena reestilização em seu esportivo e fazer pequenas mudanças técnicas, que serão apresentadas no Salão de Genebra, em março.


Além de retoques visuais, que deixaram o carro um pouco mais agressivo, a montadora também apostou na redução de peso e no acréscimo de potência.

Os 30 cv a mais (ficando, agora, com 490 cv) foram atingidos após uma modificação na montagem do sistema coletor do escape e com uma mudança no ECU (central eletrônica do motor), que torna as respostas do propulsor duas vezes mais rápidas do que era. O torque máximo, agora, fica em 51,5 kgfm.

Já os 30 kg a menos no peso foi algo possível graças às evoluções no processo de fabricação com o alumínio. Com tais mudanças, o desempenho da Ferrari California ficou um pouco melhor, com a aceleração de 0 a 100 km/h feita em 4,8 segundos, um décimo mais rápido do que a anterior.

Mas as atualizações não pararam apenas nas questões numéricas. A Ferrari também está oferecendo um novo pacote de dirigibilidade, incluindo amortecedores semelhantes aos utilizados no modelo 599 GTB Fiorano, um dos carros mais empolgantes da marca. A tecnologia dessa nova peça permite o ajuste da suspensão em tempo real. A relação da direção também ficou mais precisa e rápida.
Fonte: iGCarros

domingo, 4 de março de 2012

Carro histórico da Ferrari é vendido por mais de R$ 53 milhões


Pergunte para qualquer colecionador de automóveis qual é o item que ele faria tudo o que fosse possível para ter. Provavelmente, a resposta seria a Ferrari 250 GTO, um dos modelos mais cobiçados da história da marca – e que só contou com 39 exemplares construídos (alguns estão em mãos de celebridades como Nick Mason, baterista do Pink Floyd, ou a estrela da moda Ralph Lauren). Por toda essa importância, não chega a surpreender quando uma dessas peças é comercializada por preços absurdamente altos.

Na Grã-Bretanha, uma Ferrari 250 GTO de 1964 foi vendida por nada menos que US$ 31,8 milhões, cerca de R$ 53,2 milhões. Trata-se da negociação de automóvel mais cara já realizada na região e a segunda mais valiosa do mundo. Quem ocupa o topo dessa lista é um Bugatti Type 57SC Atlantic de 1936, vendido por um valor estimado entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões.

Por ter sido uma venda particular – e não em leilão, como costuma ocorrer quando carros caríssimos trocam de mãos –, não se sabe ao certo quem vendeu e quem comprou a peça rara da Ferrari, mas acredita-se que se trata de um modelo que havia sido adquirido em 2008 pelo empresário Jon Hunt, por um preço de US$ 20,8 milhões.
Fonte: iGCarros
Related Posts with Thumbnails